Cinetevê – Caçadores de Obras Primas (The Monuments Men)




por Ricardo Branco

 

Chega ao Home Video um filme dirigido e atuado por George Clooney, com Matt Damon, Jean Dujardin e Cate Blanchett (vencedores do Oscar), além de John Goodman e Bill Murray (vencedores do Globo de Ouro). Você deve estar se perguntando: que filme é esse ou porque você não o viu, não é? Pois é…

 

Esse filme foi adiado duas vezes, primeiro pelos estúdios, depois pelo próprio Clooney na pós-produção, chegando aos cinemas em Fevereiro desse ano (2014). Foi ofuscado, esquecido e não teve muito alarde. Talvez pelo tema de Guerra não ser atrativo a todos (ou pelos atrasos), o certo é que esse filme passou despercebido por muita gente.

 

Baseado em fatos reais, conta a história de um pelotão do exército americano formado por diversas nacionalidades e nenhum militar experiente em guerras, mas por pessoas ligadas às artes. A missão desse grupo era recuperar, registrar e proteger as obras-primas (pinturas, esculturas e etc) europeias que estavam sendo destruídas ou roubadas pelos alemães durante a guerra.

 

O filme se mostra bem divertido, cheio de piadas e cenas engraçadas, mas sem perder o tom dramático que todo filme de guerra tem que ter. As cenas de ação não são bem executadas e em certo momento me senti meio perdido no que estava acontecendo, já que o grupo se separa e começa a agir em duplas. Nessa parte o tempo passa de forma desconecta e fica um pouco confuso, pelo menos pra mim, mas nada que tire a diversão ou a qualidade do filme. A veracidade histórica é na maioria das vezes respeitada, apesar de terem aumentado o teor “patriótico altruísta americano”.

 

Pra quem gosta de filmes de guerra é uma ótima pedida, mostrando um lado um pouco diferente e bastante curioso do fim da guerra. Se não gosta, pode assistir sem medo, pois vai se divertir muito com os excelentes diálogos entre esses grandes atores, sendo incrivelmente divertido e prazeroso ver todos eles juntos em cena. Se esse filme passou despercebido por você, talvez pelo momento, talvez pela temática, corra para vê-lo! É um colírio para os olhos do amante de boas atuações.

 

– Vale o aluguel e o DVD.

Rolei o dado: Saiu um 14 no d20, mas se gosta de filmes de guerra, arte ou desses atores em cena, adicione um d8 e divirta-se.