Brasil Comic Con 2014 \o/




Por: Adriano Harris

Sempre fui apaixonado pela San Diego Comic Con. A proposta do evento, a grandeza que ele atinge, tudo é perfeito. Mas como ir para San Diego não é algo que eu simplesmente posso colocar na minha agenda, sempre me restava ficar na vontade e lamentar por não termos esse evento em solo BR. Pelo menos, até o ano passado.

Em 2013, o Covil Geek cobriu o Anime Friends Especial 10 Anos, e uma área me chamou atenção em particular, a Brasil Comic Con. Não vou me estender em detalhes sobre isso já que você pode conferir nosso podcast sobre ele AQUI, mas é importante comentar que mais de 100 mil pessoas passaram por lá, curiosas, interessadas, e aprovando a novidade, e agora, em 2014, o que até então era uma área dentro de um evento maior toma vida própria.

Amigos, regojizem-se, Brasil Comic Con 2014. Lágrimas. Ou trovões, se quiserem deixar épico.

O BCC 2014 acontece nos dias 15 e 16 de novembro, no novíssimo Centro de Eventos Pro Magno, na Zona Norte de São Paulo. 

image004

“Serão 48 mil m² exclusivamente dedicados ao universo pop, com alguns dos principais nomes desse cenário, no Brasil e no mundo”, diz Takashi Tikasawa, CEO da Yamato Corporation, realizadora do evento.    Segundo ele, o 2º Brasil Comic Con (primeiro, como evento solo) vem para firmar terreno no mercado nerd e geek, assim como o Anime Friends conquistou seu lugar entre os fãs de cultura japonesa no Brasil. Atrações para isso não faltarão. Inspirado nos grandes eventos do gênero dos EUA, o Brasil Comic Con reunirá atores, diretores, roteiristas, dubladores e demais profissionais do setor e, durante dois dias, será palco de palestras, apresentações, troca de experiências, enfim, ponto de encontro da indústria do entretenimento e dos fãs da cultura pop.

Entre os artistas internacionais já confirmados estão nomes como Michael Golden, cocriador da personagem Vampira (X-Men), mundialmente conhecido por seus trabalhos em The Nam,MicronautsG.I. Joe e Dr. Estranho, e apontado como um dos melhores ilustradores no mercado; o “rei dos zumbis”, Arthur Suydam, ilustrador reconhecido pela saga Marvel Zombies e que trabalhou também em  BatmanConanTarzanPredador e Aliens, entre outros, e  James O’Barr, o premiado criador de O Corvo, série em quadrinhos que originou o filme com Brandon Lee, além de  roteirista de duas séries de sucesso da IDW, Curare e Skinning the Wolves. Outro convidado que vem dos Estados Unidos especialmente para o Brasil Comic Con é Rodney Ramos, ilustrador profissional  com mais de 15 anos de experiência. Na Marvel, ele foi assistente de John Romita e emprestou seu traço a várias obras como ThundercatsMarvel PresentsWhat IfConanToxic Avenger. Também trabalhou como colorista para Gen-XHomem de FerroGambitO Justiceiro e Homem Aranha, e recentemente participou na DC Comics da saga 52 e Lanterna Verde, entre  outros.

O traço feminino também marca presença, com a participação de Renee Witterstaetter,  que começou a carreira nos quadrinhos com trabalhos  em  Superman. na DC Comics, e Surfista PrateadoConan e She-Hulk na Marvel. Também foi editora de títulos como Arquivo XJurassic ParkXenaHercules, cocriadora, com Michael Golden, da série Spartan X, e colorista de centenas de quadrinhos como Os VingadoresHomem-Aranha e Capitão América. Depois do sucesso como roteirista de quadrinhos, trabalhou em dezenas de clipes de artistas como Madonna, Seal, Ben Harper e Usher, além dos filmes Hora do Rush IIO Mestre InvencívelPolice Story 3 (todos estes com Jackie Chan) e Dragão Vermelho, entre outros. Em seu portfólio estão também obras como Excess: The Art of Michael Golden e  Tex: The Art of Mark Texeira.

Artistas brasileiros igualmente reconhecidos por trabalhos em franquias mundialmente consagradas também já estão confirmados para o Brasil Comic Con. É o caso de Mike Deodato Jr., que tem em seu portfólio trabalhos em séries históricas como Mulher-MaravilhaThorVingadoresHulk,GloryLady DeathUltraforceBatman  e Homem-Aranha, entre outros, e que assina a arte da futura saga da Marvel, Pecado Original;   de  Will Conrad,  cujo  traço  está presente em clássicos como  ConanWolverineHomem-AranhaPantera NegraCapitão AméricaX-MenLanterna Verde,Jovens TitãsAsa Noturna, entre  outros, e no universo  Dark Horse, de  Joss Whedon; e de Ed Benes, hoje da DC Comics, e conhecido por trabalhos em  Birds of PreySupergirlSuper Homem e Liga da Justiça.

O Brasil Comic Con é realizado pela Yamato Comunicações e Eventos, empresa da Yamato Corporation, que há mais de vinte anos atua no Brasil. Além de realizar o Anime Friends no Brasil, Argentina, Chile e Peru, o grupo responde também por duas das maiores mídias dedicadas à cultura japonesa, Revista Mundo OK e Rádio Banzai, e pela única produtora de shows dedicada a artistas japoneses, a Yamato Music, entre outros negócios. No Brasil, a Yamato também produz e apoia eventos em várias regiões, contabilizando um público médio total de 200 mil pessoas por ano.

A primeira investida da Yamato com foco em comics e na cultura pop ocidental, em geral, aconteceu em 2010, com o São Paulo Comic Fair. O evento foi dentro do Anime Friends Special Edition e ocupou um dos pavilhões do Mart Center com exposições de artistas, palestras, painéis com profissionais do ramo e empresas especializadas. Em 2013, o encontro também aconteceu dentro do Anime Friends, mas já com o nome de Brasil Comic Con e reuniu artistas como Daniel HDR, Mike Deodato e Will Conrad, três dos maiores ilustradores de quadrinhos da atualidade, e o mangaká Yuji Shiozaki, criador de Ikkitousen – Anjos Guerreiros

E ae, o quê vocês acham ? A Yamato tem mais do que experiência em eventos grandes, e vendo o que eles já confirmaram até agora, acho que esse nosso Comic Con tem tudo pra ser perfeito. Ainda tem algumas outras notícias de peso que eu vou apresentar pra vocês, mas farei isso em outra postagem, acho que essa aqui já tira o fôlego o suficiente por hora.

Bom pessoal, então é isso, se quiserem conhecer mais sobre o evento, visitem portal da Brasil Comic Con e também o da Yamato.

Vejo vocês nas próximas novidades !!!