Deodato Borges na Brasil Comic Con – EDITADO –

por Adriano Harris

-EDITADO-

Infelizmente, Deodato Borges faleceu na Segunda Feira, dia 25 de Agosto. O Covil Geek deixa seus sentimentos e força à família.

_____________________________________________________________________________

Quadrinista, jornalista, radialista e roteirista,  Deodato Borges – criador do personagem Flama, um dos primeiros personagens de quadrinhos brasileiros –, é mais uma presença confirmada no Brasil Comic Con 2014, fato que marca sua primeira participação em um grande evento.

Na ocasião, Deodato Borges contará um pouco de sua trajetória e falará sobre o futuro do Flama, herói criado em 1960 e que está sendo revitalizado por seu filho, o também quadrinista Mike Deodato Jr. – que também participa do Brasil Comic Con – e pelo editor Rodrigo Salem.

Deodato Borges lançou a revista As Aventuras do Flama em 1963.

image012

Em  “padrão americano” (17,5x25cm), com 40 páginas em preto e branco e  capa dura em duas cores é a referência mais antiga que se tem dos quadrinhos na Paraíba.  Antes dos quadrinhos, Deodato já havia conquistado uma legião de fãs para o personagem, por meio da novela policial “As Aventuras do Flama”, transmitida diariamente pela rádio Borborema, de Campina Grande. Deodato dava brindes para os ouvintes e a revista do Flama, inicialmente lançada para presentear o público, acabou se tornando um grande sucesso da época. Para ter ideia, ao término do capítulo em que a revista foi anunciada, centenas de crianças invadiram a emissora. Para criar o Flama, Deodato inspirou-se em dois personagens: Jerônimo, o herói do Sertão, criado em 1953 por Moysés Weltman para a Rádio Nacional; e O Espírito (The Spirit), de Will Eisner.

Essa e outras histórias, ele contará no Brasil Comic Con, onde estará ao lado de seu filho, Mike Deodato Jr. que tem em seu portfólio trabalhos em séries históricas comoMulher-MaravilhaThorVingadoresHulkGloryLady DeathUltraforceBatman e Homem-Aranha, entre outros, e que assina a arte da futura saga da Marvel, Pecado Original.

Pai e filho estarão presentes nos dois dias do Brasil Comic Con – 15 e 16 de novembro -, no Beco dos Artistas, onde realizarão palestras e falarão sobre o futuro do Flama, que está sendo revitalizado por Mike Deodato Jr. e pelo editor Rodrigo Salem, com conselhos de seu criador.