CineTevê – Série: Gotham

Na Tevê – Série: Gotham

por Ricardo Branco

 

Aproveitando o embalo de filmes e séries de Super-Heróis (Marvel, Nolan, Flash, Aroow etc), a Warner nós traz, finalmente, uma série sobre um dos maiores heróis da DC Comics: o Batman. Porém, sem o Homem-Morcego…

O maior problema da série é o fato de ser antes do Batman. Bem, sem mostrar o herói e ainda assim ser atrativo aos fãs, o jeito é contar a história dos vilões, certo? Mas estamos esquecendo um certo policial que é um verdadeiro paladino, um bastião de integridade e moral no meio da corja de corruptos, covardes e ladrãos da cidade…

Em Gotham vamos acompanhar um novo Jim Gordon: ex- militar, recém chegado a cidade, que encontra muita violência, Máfia e corrupção pelas ruas. Com uma pegada mais séria, realística e com roteiro de série policial, a proposta é realmente mostrar como a cidade moldou o Gordon e foi se tornando cada vez mais a Gotham que conhecemos nos quadrinhos.

Os primeiros episódios ficaram com cara de “creche do papai”, mostrando o Jim correndo atrás e tendo participação de criança para todos os lados. Isso me incomodou um pouco. Além disso, fica a dúvida: como o roteiro vai se manter com isso? E com o fato de ter que, no mínimo, tentar manter a coerência com o passado que conhecemos nos quadrinhos? Tarefa difícil.

Acredito que se eles manterem a pegada mais policial, com participações bem periódica dos famosos, a série pode correr bem. Gotham é uma cidade suja, cheia de problemas, corrupção na polícia e mafiosos nas ruas. A batalha do jovem detetive Gordon, todo certinho e honesto, tendo que conviver com isso, superar e mudar o que ele presencia, poderá gerar grandes discussões para uma boa série policial com o plano de fundo da cidade e seus vilões e heróis em formação.

Gostei dos primeiros episódios, com algumas ressalvas, mas uma boa proposta, principalmente se seguirem a pegada policial. Espero que não “estraguem” os quadrinhos, pois não precisam disso para alcançar bons episódios e boa audiência da série. Ainda está tudo um pouco perdido, mas é inicio, espero que se encontrem e produzam uma boa série sobre esse personagem que é tão querido nos quadrinhos. Aliás, o nome da série evoca a cidade e não o Batman, o que na minha opinião de que foi acertadíssimo da Warner.

 

– Vale a pena conferir, aproveitem que ta no começo e com poucos dias de diferença dos Estados Unidos.

– Rolando os dados: Para os primeiros episódios sai um 14 no d20, não teve nada demais e ainda esta perdido, porém é começo então a expectativa é que melhore.