Petição criada para tirar a dublagem da cantora Pitty do Mortal kombat X

Por: Adriano Harris

Gamers MUITO insatisfeitos criaram uma petição, endereçada a Warner Bros Games Brasil, pedindo a redublagem da personagem Cassie Cage, que foi dublada pela cantora Pitty.

mkx

Vamos lá. Passamos por um caso muito parecido a pouco tempo atrás, quando a Warner pediu ao Roger (Ultraje a Rigor) para dublar o personagem principal da campanha single player do novo Battlefield: Hardline. A dublagem do Roger, que não é um dublador, nunca teve nada de experiência com o assunto, não ficou boa, e isso gerou uma insatisfação enorme na comunidade gamer (que se agravou ainda mais pelos comentários baixos e idiotas do vocalista. Ta precisando tanto assim de atenção que precisa fazer isso, Roger ? Que triste fim para uma carreira). E o mesmo acontece agora, com a Pitty emprestando sua voz para o jogo Mortal Kombat X.

A cantora dubla a personagem Cassie Cage, filha de johnny Cage e Sonya Blade, personagens clássicos da série MK. E o resultado final também não agradou nada aos gamers:

 

Agora, uma petição foi criada pedindo um patch com uma nova dublagem para a personagem. Essa petição, que até o momento de criação da matéria chegava em quase 1.700 assinaturas,  você encontra AQUI.

Agora, o que podemos tirar disso tudo ? Claramente podemos ver que a Warner tem muito interesse em chamar artistas com popularidade fora do mundo gamer, na intenção de conseguir levar o produto até esses lugares. Infelizmente me parece que essa visão de levar a marca além da fronteira gamer pesa mais para eles do que realmente se preocupar em contratar profissionais de dublagem. Isso, na verdade, é um assunto um tanto quanto delicado. Eu acho a atitude da Warner um desrespeito com o consumidor. Considerando que pagamos CARO por jogos aqui, acho que deveríamos ter a melhor qualidade possível no produto final. Escolher artistas para dublagem baseado em chances comerciais ampliadas e não qualidade de serviço é algo que uma empresa do porte da Warner nunca deveria considerar. E nos bons velhos tempos, não considerava mesmo.

Ao mesmo tempo, tenho medo do que essas ações, como essa petição, podem fazer a longo prazo. Isso me lembrou aquela história longa sobre o final do Mass Effect 3, que desagradou tanto os fans que eles exigiram um novo final, e assim foi feito. Meu medo é que isso vire um costume, e de repente a gente entre numa fase onde os gamers vão exigir mudança em algum assunto que os desagradou, por motivos reais ou simplesmente questão de gosto.

“não gostei que o cabelo desse novo Dante é preto, exijo que vocês refaçam o jogo e tornem o cabelo branco novamente”

É importante deixarmos bem claro para a empresa que não estamos satisfeitos com atitudes/criações atuais, é assim que as coisas evoluem, opinamos para que os produtos futuros fiquem cada vez melhores. O que eu acho que não podemos é começar a exigir que o que já foi criado seja refeito. Sei que em alguns casos parece ser a única salvação, mas acho que pode ter efeitos bem negativos no futuro.

Mas isso não é regra, é apenas minha opinião, e eu realmente quero saber de vocês, o que vocês acharam da dublagem da Pitty, e sobre esse negócio de não-dubladores sendo contratados de modo geral.