Covil de Livros 76 – As Brumas de Avalon

Bem-vindos, amigos, ao Covil de Livros! Aos desavisados de plantão, informamos que o programa hoje é DELAS! Nós do Covil estamos organizando com o Leitor Cabuloso a campanha #OPodcastÉDelas, que visa aumentar a participação das mulheres na podosfera e trazer mais temas femininos para os programas.

No programa de hoje Basso e Edu recebem a Poderosa Mey Linhares e a Sacerdotisa Soraya Coelho para conversar sobre a saga AS BRUMAS DE AVALON, escrita por Marion Zimmer Bradley e publicada em 1979.

Neste podcast tem de tudo sobre essa obra, desde a visão feminina do mito do Rei Arthur até implicações religiosas na formação da Inglaterra, de discussão se a obra é feminista até o relacionamento homossexual entre Arthur e Lancelot. Além do possível conto “Vamos ser Reis juntos” de Soraya Coelho!

Citados no programa:

Para escutar os episódios dos outros podcasts que fazem parte da campanha, procurem a hashtag #OPodcastÉDelas em suas redes sociais! É fácil identificar os programas participantes pelo selo:

Quer falar com a gente? Então…

itunes logotwitter-logo-300x168Logo-Facebook-300x168Feedburner-logo-300x225

 

 

Ou mande um e-mail para COVILDELIVROS@COVILGEEK.COM.BR

  • Caçad. Demonios Interdimens.

    Amo mto essa coleção, ainda preciso ler os outros livros da autora, só li o Senhora de Avalon.
    Comecei com o filme, logo q passou na Sessão da Tarde o q me levou a ir para a biblioteca saber mais sobre.
    Foi minha porta de entrada para a cultura celta, pq depois disso fui pesquisar a pra saber de onde vinham aquelas bruxas fodásticas.

    ótimo cast, acabo de colocar vcs no meu radar ♥♥

    abs

    Paula Piva

    • Edu Sama

      OI Paula, que legal que gostou, esperamos ficar no seu radar sempre XD É uma otima entrada pra cultura céltica né? é um livro maravilhoso! Que bom que viu o filme antes, quem ve na ordem inversa costuma odiar XDDD

      • Caçad. Demonios Interdimens.

        Morro de vontade de rever o filme, mas tenho certeza q vai estragar a boa lembrança, eu devia ter uns 10 anos.
        Sim, apesar de ter umas incongruências, é bom começar de maneira tranquila e “romântica”

  • Camila Vieira

    Foi muito bom relembrar dessa saga junto com vocês. Li esses livros faz pelo menos uns 15 anos.
    Gostei muito de ver uma história tão conhecida de um ponto de vista feminino. Quanta diferença!
    Em outro livro (O Rei do Inverno? Não lembro), Morgana é apresentada como uma vilã. Conhecendo o ponto de vista dela, entendemos suas ações.
    Lembro de ter me afeiçoado muito à Morgana.
    Enfim, Fiquei com vontade de reler =)

    Lancelot s2 Arthur =D

    Senhor dos Anéis na trilha =) Curti!

    • Edu Sama

      Que bom que gostou Camila! Então é bem diferente né? meu contato mais forte tbm foi com o Brumas, eu nunca compro quando me apresentam Morgana maligna por causa disso XD Ai aproveita e revisita os livros já que leu tem 15 anos, minha experiencia relendo foi ótima, li tem um tempão tbm

  • Carlos Valcárcel Flores

    Olá!
    Sobre a lenda Arturiana só conheço as animações: A espada era a Lei (da Disney), e Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távoa Redonda (anime). Sempre quis aprofundar mais na lenda do Arthur e procurando informações escutei dos livros: O rei do Inverno de Cornwell, e também da saga da Marion Zimmer. Não gostei muito da enorme lista de personagens do livro de Cornwell e decidi pospor essa leitura… Agora, escutando o cast fiquei muito interessado com a saga das Brumas. Além de ter um ponto de vista diferente para a lenda de Arthur,outro ponto a favor é também sabe que os livros são relativamente curtos (menos de 400 páginas eu acho). Mas no final do episódio comentam que a saga termina parecendo um fanfic e com algumas incongruências. Então fiquei com um pé atrás. Entre Cornwell e Zimmer qual recomendam?
    Abraço

    • Patricia Souza

      Oi Carlos, não passa vontade e lê as duas versões.

      • Carlos Valcárcel Flores

        Sim, as duas sagas tem ótimas resenhas e não gostaria ler as duas eventualmente…então minha pergunta reformulada seria: qual recomendam ler primeiro?

        • Patricia Souza

          Eu comecei por “as brumas de Avalon”, ate pq na época nem conhecia o Bernard Cornwell. Já que vc disse ter iniciado a leitura do Rei do Inverno e não gostou do excesso de personagens acho q vale a pena ler a Zimmer, até mesmo por serem livros com quantidade menor de páginas.

          • Edu Sama

            Oi Carlos, bem to com a Patricia nessa, LEIA AS DUAS, agora, ao mesmo tempo, vai vai vai! Brincadeiras a parte, são duas obras MUITO distintas, a do Cornwell tem uma pegada histórica, mais real, a magia é toda dubia, e vai e volta no debate, e alem de tudo você tudo pelos olhos de um general do Arthur, e isso da outra pegada, Brumas nem tem oq falar, você ouviu nosso cast e encarou bravamente todos os spoilers, ele tem sim essa pegada fanfic, mas não estraga em nada a obra, é o final da lenda que todos conhecem de qualquer eito, então fique tranquilo, tínhamos que reclamar de algo no livro, então, esse ponto foi levantado, assim como a Patricia li Brumas antes de saber quem era Cornwell(no caso eu tinha uns 13 anos acho) então, faz assim, joga um dado, par brumas, impar Cornwell XD

  • Patricia Souza

    Gente, cada dia mais feliz com esse podcast. Li as Brumas de Avalon faz um tempão, e simplesmente me encantei. Muito bom ouvir vocês falando dessa obra. Pra quem gosta do universo do Rei Arthur, indico também a Trilogia de Merlin, da Mary Stewart, e a Trilogia de Guinevere, da Persia Woolley. São formas diferentes de abordar a lenda, mas pra quem busca conhecer mais a história, acho que vale a pena.
    Bjus equipe do Covil, parabéns pelo ótimo trabalho, e até o próximo.

    • Edu Sama

      Nossa Patricia, primeiro, que bom que esta feliz com nosso podcast, a gente fica feliz pra caramba com isso XD Eu lia tem tipo uns 4 seculos a trilogia da Mary Stwart! Eu era super pequeno, e amei na época, mas não lembrava qual era o nome, nem quem tinha escrito! Brigadão mesmo por comentar sobre isso!!!! Agora essa da Guinevere eu nunca li vou procurar! Até o próximo ^^

  • Aline Rocha

    Olá! Fiquei ansiosa por esse podcast desde que comentaram em outro cast que As Brumas de Avalon seria um dos próximos Covil de Livros. Sempre amei histórias arthurianas, mas só li As Brumas com uns 19 anos. Gostei tanto, mas tanto, que ainda não tive coragem de reler (já faz uns cinco anos) com medo de não ser tudo aquilo que eu lembro, mas pretendo fazer uma releitura ainda esse ano mesmo assim.
    Viviane é uma das minhas personagens favoritas, sou do tipo que entendia tudo que ela fazia como um dever dela, ela não teria outra escolha. Tanto que um dos momentos que mais me marcou foi quando ela percebe que ela e o Uther eram amantes, tipo almas gêmeas, de outras vidas e como ela sofre ao ver que ela também foi manipulada, pela Deusa, pelo Universo ou o que quer que seja.
    Quanto ao quarteto amoroso, enquanto lia a única coisa que eu pensava era que deveriam colocar Arthur, Morgana, Guinevere e Lancelot na mesma cama e deixar eles se virarem. Muita coisa seria resolvida hahaha. Mas falando sério, foi um excelente podcast e amei a participação das meninas.

    • Rodrigo Basso

      Olá Aline! Então, devem existir muitas fanfics com esse “foursome” que vc sugeriu kkkkkk
      Ainda não me convenço da “boa vontade” da Viviane. O livro explica as escolhas dela, mas para mim não justifica.

      Obrigado por comentar e que bom que tenha gostado!

  • Gustavo Bacelar

    Não li os livros mas escutei o cast

    Quero muito ler estes livros,
    infelizmente não encontro mais a mídia física deles,
    vou no virtual mesmo.

    Tenho aqui as Crônicas de Arthur do Bernard Cornwell, mesmo autor de Crônicas Saxônicas (assunto de um futuro podcast) queria ver a diferença entre as histórias.

    #naoliolivromasescuteiocast #NLOLMEOC

    ótimo cast