Você conhece o Momentum Saga?

Apontando o dedo!

Aproveitando o clima da companha #OPodcastÉDelas, quero indicar o trabalho de mulheres que produzem um bom trabalho na sua área e/ou promovem uma luta pelos direitos das mulheres de viverem num mundo mais justo e igualitário. Vou trazer uma de cada vez ao longo desse mês de março.

Uma das primeiras produtoras de conteúdo que me veio a mente quando pensei nessa série de indicações foi a Lady Sybylla (@Sybylla_). Escritora, geógrafa, Capitã da Frota Estelar e responsável pelo blog MOMENTUM SAGA.

Quem escreve?

Sybylla (o que é pseudônimo, o nome real é um mistério…) é formada em geografia, mestra em Paleontologia e fascinada por Ficção Científica (FC). A paixão pela FC foi a motivação para começar a escrever para o blog 6 anos atrás, a qual foi mesclada com sua militância feminista resultou em focar (mas não limitar à) a produção de textos discutindo representatividade e diversidade em filmes, series, literatura etc. Se quiser saber mais sobre Lady Sybylla e o início do blog, acesse em:

Mas o que é o MOMENTUM SAGA?

A versão resumida: se você é mulher e gosta de Ficção Científica, o Momentum Saga (MS) é o seu lugar! A autora deixa bem claro seu posicionamento de luta em todos os seus textos, nos quais sempre se encontra algum tipo de questionamento sobre representatividade e diversidade, isto quando não é o foco da discussão em si. Então, se acha que é mimimi quando pedem mais protagonistas femininas nos games, se você é um daqueles que teve sua infância destruída com o novo filme Caça-Fantasmas ou acredita que o politicamente correto está deixando todo mundo muito “chato”, bem… este blog não é para você.

Mas se você quer ler resenhas de livros/séries/filmes, principalmente com a temática de FC, então visite o MS e seja feliz! Abaixo listamos algumas das postagens que a própria autoria destaca como suas preferidas. Dê uma olhada para ver melhor que tipo de discussão estamos falando:

.

Incentivo aos escritores

Provavelmente a melhor parte do trabalho da Sybylla no MS é o incentivo e divulgação de novas escritoras. Aqui também cabe um aviso: o foco é nas escritorAs! Basicamente, os homens já tem bastante espaço na mídia e são bem reconhecidos pelo seu trabalho, então no MS vemos um espaço para as mulheres terem seus trabalhos divulgados. A própria Sybylla escreve contos de FC e fanfics (principalmente de Stargate Atlantis), além de ter organizado as coletâneas Universo Desconstruído I e II com contos escritos somente por mulheres.

Quem está atrás de conhecer histórias de FC independentes, o blog apresenta o trabalho de muitas escritoras e é um ótimo lugar para começar sua busca!

Para conferir um pouco disso tudo e apoiar o trabalho, acesse:

O Futuro no Presente

Espero que vocês tenham se interessado e visitem o Momentum Saga! Se gostarem, deixem um recado mencionando este post! Se não gostarem, por favor sejam educados nas críticas.